A importância do Cálcio no organismo

outubro 06, 2016 − criado por ecoas − em Saúde e Bem Estar − Sem comentários

O Cálcio é o principal elemento na formação dos ossos e dentes. Ele ajuda na prevenção da osteoporose, condição que leva à fraqueza dos ossos. Auxilia também na coagulação do sangue e  o coração. Atua ainda no funcionamento do cérebro, do sistema nervoso e dos músculos. E ajuda a baixar a pressão arterial e diminuir os índices de gordura corporal.

Estudos apontam que 99% das pessoas não consomem as quantidades adequadas de Cálcio, sendo ingeridas em média apenas 500mg por dia. A recomendação do Ministério da Saúde é o dobro disso, cerca de 1000mg. No caso das mulheres, quando estão gestantes essa dosagem deve subir para 1200mg diárias. Já quando elas passam dos 50 anos, o ideal é que ingiram 1300mg por dia. E as necessidades podem ser ainda maiores para pessoas que praticam exercícios físicos e em períodos de calor intenso.

Para somar essa quantidade do mineral, seriam necessários quase 4 copos de leite por dia, o que é inviável  para a maioria das pessoas. O recomendado então é que se busquem fontes alternativas de Cálcio. Alguns alimentos ricos nesse mineral, que podem ajudar a atingir as quantidades recomendadas são: amêndoas, ovo, espinafre, brócolis, couve e laranja.

Outra alternativa interessante para conseguir elevar os níveis de cálcio no organismo é consumi-lo na forma de cápsulas, que são bem mais práticas. No entanto, não basta apenas consumir o Cálcio, pois sozinho ele não é absorvido pelo organismo. Para que ele seja bem aproveitado e traga seus benefícios para o corpo, é preciso garantir o consumo de Vitamina D, cuja recomendação é de 600 IU diárias. Por isso, muitas das cápsulas de cálcio encontradas no mercado já vêm também com a Vitamina D.





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