Própolis para prevenir a gripe

março 27, 2018 − criado por ecoas − em Benefícios do Própolis − Sem comentários

 

 

 

 

 

 

Para a prevenção e tratamento das gripes e constipações típicas do inverno, nada melhor do que uma solução natural: a própolis.

As temperaturas mais baixas, típicas desta época do ano, e a ausência de radiação ultravioleta permite que o vírus influenza, responsável pelas constipações, gripes e pneumonias, se torne mais resistente e consiga viver o tempo suficiente para afetar organismos saudáveis. Por outro lado, o risco de contágio é agora maior, já que este vírus se propaga mais rapidamente em ambientes fechados, quentes e com aglomerados de pessoas, cenários típicos do inverno.

ALIADO PODEROSO

Para combater esta ameaça, é necessário aumentar as defesas naturais e reforçar o sistema imunitário. Um dos aliados mais poderosos e mais populares em todo o mundo é a própolis, o “escudo protetor” das abelhas, muitas vezes confundido com o mel, que ficou famoso pelas receitas caseiras para aliviar sintomas de gripe, como tosse ou garganta irritada.

Esta substância, que é mais complexa que o mel, consiste numa massa com aspeto de resina que as abelhas obtêm de plantas, árvores ou rebentos, e que é depois utilizada para revestir as colmeias e protegê-las de agentes externos nocivos.

Extrato de Própolis ECOAS

TRIPLA AÇÃO

E porque é a própolis tão importante na prevenção de gripes? Em primeiro lugar, a própolis oferece uma importante ação imunomoduladora, ou seja, aumenta a proliferação de vários tipos de células imunológicas, como linfócitos e células apresentadoras de antigénios, bem como a ação bactericida, fungicida e virucida de muitas delas, levando ao aumento da resistência a doenças e infeções.

Por outro lado, tem uma ação antiviral, sendo um forte aliado no combate ao vírus influenza; e uma ação antibacteriana, já que funciona como antibiótico natural, destruindo bactérias nocivas.

Spray de Mel e Própolis ECOAS

A própolis é composta por vários fitoquímicos que as plantas usam para se defender de infeções e que as abelhas usam para proteger o seu mel. Alguns estudos apontam até que a própria composição da própolis – complexa, como já referimos – permite-lhe que as bactérias não consigam criar resistências.

Fonte: EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares / Escola de Saúde Integral (https://saudebemestar.com.pt/propolis/)





Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*